A germinação do feijão no algodão é uma atividade muito usada na educação infantil, sendo um experimento pedagógico que pode trazer muitos ensinamentos para as crianças.
vamos explicar como funciona as etapas da germinação do feijão, as fases da planta e quais são os benefícios para a educação dos pequenos.
A germinação do feijão é um processo que compreende três fases, cada uma delas, é bem importante para que a planta cresça e se desenvolva. Conheça cada uma delas abaixo.
A primeira é a “embebição”, que consiste no umedecimento dos tecidos mais próximos à superfície; ou seja, a casca do broto.
Na segunda etapa, chamada “indução do crescimento”, há uma ativação do metabolismo e a formação de novos tecidos
Na etapa 3, o “crescimento do eixo embrionário”, ocorre a expansão celular que vai provocar a ruptura do grão e o aparecimento da raiz
A maioria das sementes, a exemplo do grão de feijão, é seca, mas sob a casca permeável possui uma reserva de nutrientes.
Como explicar a experiência do feijão do algodão? A água contida no algodão, em contato com estes nutrientes, é o que faz o metabolismo funcionar, provocando a germinação no prazo de três dias e o surgimento da primeira folha 24 horas depois.
A atividade manual de plantação de feijão apresenta grandes benefícios na educação infantil, trazendo ensinamentos que envolvem várias questões ligadas ao desenvolvimento das crianças.
Preparamos um vídeo de cada etapa que realizamos no experimento da germinação do feijão no algodão. Clique no botão abaixo para assistir: