Como fazer massinha de modelar comestível caseira

Toda criança ama brincar de massinha de modelar. Porém, muitos pais têm receio em deixar crianças muito pequenas brincando a vontade com este tipo de material. 

Como crianças menores de 3 anos,  ainda não tem noção do que se pode ou não colocar na boca. A brincadeira pode ficar um pouco perigosa. 

Crianças até 2 anos de idade estão na fase oral, então para elas, é normal colocar objetos na boca para conhecê-los.

E o problema maior é porque não temos conhecimento ao certo, dos materiais e ingredientes que são utilizados na fabricação das massinhas de modelar industriais.

como fazer receita de massinha de modelar comestível caseira

Por este motivo, no post de hoje, iremos te mostrar, como fazer uma massinha de modelar comestível caseira, com ingredientes que você tem em casa, super econômicos e que não trarão perigo nenhum se a criança pôr na boca. (*salvo se ela tiver alguma alergia a algum ingrediente da receita)

Pois a brincadeira não pode parar, não é mesmo? Com essa receita de massinha de modelar comestível caseira, as crianças e os papais podem ficar despreocupados. Se a criança ingerir o massinha, não haverá problema nenhum.

Ahhh, lembrando que a massinha de modelar comestível caseira, não deve ser oferecida como comida. Até porque, não tem um gosto agradável. É só uma opção que não trará nenhum perigo, caso a criança coloque a massinha de modelar na boca.

Tipos de massinhas de modelar comestível caseira

Neste post, iremos te mostrar como fazer duas receitas de massinha de modelar comestível caseira. 

A primeira leva como ingrediente principal, a farinha de trigo. Ela é mais fácil de fazer, até a criança poderá te ajudar nesse processo. Porém ela não fica tão macia quanto a segunda.

A segunda receita, leva como ingrediente principal o amido de milho (maizena) e você vai precisar esquentar os ingredientes em banho maria. Ela dá um pouco mais de trabalho, porém a consistência fica bem mais macia. Veja a seguir:

Ingredientes para fazer massinha de modelar comestível caseira de trigo: 

Para fazer a receita de massinha de modelar comestível caseira de trigo você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corantes alimentícios de diferentes cores

Modo de preparo da massinha de modelar comestível caseira de farinha de trigo:

Coloque em um recipiente o sal e a farinha de trigo, misture bem até os dois ingredientes se tornaram um só. Em seguida coloque o óleo e misture bem até formar o ponto de massinha de modelar

Separa algumas partes da massinha de modelar para colorir. Utilize gotinhas de corante alimentício para tingir a massinha. Mexa bem até a cor ficar uniforme e pronto, ela já está pronta para brincar!

Dica importante: guarde a sua massinha de modelar já pronta em um recipiente bem fechado ou envolto a um plástico. É importante que a massinha de modelar não tenha contato com o ar, para não perder a textura.

Massinha de modelar de trigo
Massinha de modelar de trigo

Receita de massinha de modelar comestível caseira com amido de milho

Para fazer a receita de massinha de modelar comestível caseira com amido de milho, você vai precisar de: 

  • 2 xícaras de chá de amido de milho (Maisena)
  • 1 xícara de chá de sal
  • 1 xícara de chá de água
  • Corantes alimentícios de diferentes cores

Modo de preparo da massinha de modelar comestível caseira de farinha de maizena:

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo em banho maria. Mexa bem esta mistura, até ela soltar do fundo da panela. Aguarde ela esfriar para colorir.

Em seguida, separe em montinhos, conforme você deseja tingir a sua massinha. Utilize o corante alimentício para pintá-la, e mexa bem até a cor ficar uniforme.

Dica extra: quer deixar a sua massinha de modelar caseira com um cheirinho gostoso? Utilize essências culinárias.

Massinha de modelar de amido de milho
Massinha de modelar de amido de milho


Porém, se o seu filho for maiorzinho, você irá amar a receita desta massinha de modelar caseira não comestível. Ela é super macia e possui somente 2 ingredientes, muito fácil de fazer, veja: Receita de massinha de modelar com 2 ingredientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + vinte =