Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
jogos para brincar na rua com os amigos

Jogos para brincar na rua com os amigos

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

Praticar jogos para brincar na rua com os amigos era uma atividade comum na infância de muitos adultos, pois naquela época as crianças passavam mais tempo brincando com os vizinhos e amigos, ao invés de estar dentro de casa.

Hoje os tempos mudaram, as cidades se desenvolveram rapidamente, os jogos eletrônicos e as telas ganharam mais credibilidade entre a criançada, não que isso seja ruim, mas as brincadeiras ao ar livre também possuem seus benefícios, que valem a pena o investimento de tempo.

Para resgatar a memória e tornar um dia divertido para as crianças, separamos algumas ideias com jogos para brincar na rua com os amigos que podem ser ensinados aos pequenos e supervisionados pelos adultos.

[vídeo] jogos para brincar na rua com os amigos
  • Esconde-esconde 

O esconde-esconde é uma brincadeira com regras, por isso, pode ser considerado um jogo para brincar. A regra principal, é que uma das crianças terá que procurar as outras, que estão escondidas. 

O grupo determina um “fraio”, um ponto importante, onde a criança precisa fechar os olhos, contar até 20, enquanto as outras se escondem pelas redondezas.

Cada vez que um participante é encontrado, a criança que está procurando corre para o “fraio” para bater e falar a frase “1,2,3 fulano”. Perde quem for o primeiro a ser encontrado.

Algumas regras incluem o “salva todos”, que será aquela criança que fica por último a ser encontrada, porém, ela precisa ser rápida para chegar ao “fraio” e gritar “salva todos”, sem o colega perceber.

Esconde-esconde
Esconde-esconde 
  • Pega-congela 

Semelhante ao pega-pega tradicional, no pega-congela participam todos os integrantes, cada vez que uma criança é tocada, ela precisa ficar imóvel à espera de um amigo para descongelar.

Quanto mais rápida a criança for no pega-congela, mais participantes serão congelados e ela ganhará a brincadeira. 

Pega-congela
Pega-congela 
  • Queimada

A queimada está na lista das brincadeiras de antigamente, até hoje esse é um jogo para se divertir na escola e também para brincar com os amigos na rua.

Para jogar queimada, você precisa fazer dois times, determinar um limite desenhando dois quadrados no chão, para que cada grupo fique dentro desse espaço.

Com uma bola, cada grupo tenta acertar um integrante do time adversário, não pode sair do quadrado e nem pisar na linha, essas são as regras. Ganha o grupo que “queimar” mais adversários.

Queimada
Queimada
  • Amarelinha 

Assim como jogar queimada e outras brincadeiras, brincar de amarelinha também é uma ótima brincadeira para jogar com as crianças na rua.

Basicamente, você vai precisar de giz de quadro para desenhar a amarelinha no chão, uma pedrinha para pular e pronto, siga as regras para não pisar na linha ou na casa que está a pedra. Mas cuidado para não colocar os dois pés na mesma casa da amarelinha.

Amarelinha
Amarelinha 
  • Jogar elástico

Jogar elástico ou pular corda são brincadeiras bem divertidas para compartilhar com os amigos, por isso, é importante que pelo menos três crianças participem.

A ideia é começar segurando o elástico nos tornozelos, a criança sorteada para pular terá que realizar algumas tarefas, como pular cada lado do elástico em uma sequência da separação silábica da palavra: E-LÁS-TI-CO, cantada em forma de canção.

Depois a música continua…”dentro, pisa, fora e cruza”. Cada vez vai aumentando a altura do elástico, até que a criança não consiga mais pular ou erre alguma regra.

Jogar elástico
Jogar elástico
  • Polícia e Ladrão 

Para o jogo de polícia e ladrão, quanto mais crianças brincarem, melhor! Vocês só precisam se separar em dois grupos de quantidade iguais de integrantes, um será o grupo de policiais e outro os ladrões.

Determinem um local para ser a cadeia e toda vez que um ladrão é pego, precisa ficar preso no local. Ganha quando todos os ladrões forem presos pela polícia.

Polícia e Ladrão
Polícia e Ladrão 
  • Jogar taco 

Para jogar taco você vai precisar de duas garrafas pet, uma bolinha e dois tacos de madeira para rebater a bola.

Esse tipo de brincadeira é jogada em duplas, uma terá que rebater a bolinha com o taco, e a outra, vai tentar derrubar a casinha (garrafa) do adversário usando a bolinha.

O jogo do taco pode receber nomes diferentes em algumas regiões, como por exemplo, bete, bets, bets-lombo, bete-ombro, tacobol ou pau na lata. Mas independente da região, as regras para jogar são as mesmas.

Jogar taco
Jogar taco
  • Jogar quatro cantos 

No jogo de quatro cantos precisa ter bastante espaço, em uma rua pouco movimentada já é possível realizar a brincadeira.

Formem dois grupos com número de participantes iguais, façam quatro círculos em quatro cantos da rua, pegue uma bola de vôlei e comece a jogar.

Um grupo terá que arremessar a bola o mais longe possível, enquanto os outros precisam pegar a bola e tentar eliminar o adversário. Durante o tempo que o time adversário tenta pegar a bola, a criança terá que correr o mais rápido entre os quatros cantos para pontuar. Ganha o grupo que tiver mais pontos.

Jogar quatro cantos
Jogar quatro cantos 
  • Bobinho 

Essa brincadeira é ideal para um grupo grande de crianças e pode ser feita tanto com uma bola ou qualquer outro objeto, basta sortear um bobinho para ficar no meio de uma roda.

O jogo começa quando os demais integrantes passam a bola um para o outro, não deixando o bobinho pegar, caso ele consiga pegue a bola, a criança que perdeu será o novo bobinho no lugar.

Bobinho
Bobinho 
  • Bandeirinha 

Para jogar bandeirinha precisa formar dois grupos, cada um ficará no seu campo e terá que proteger sua bandeirinha, que pode ser qualquer objeto.

O objetivo do jogo de bandeirinha é bem simples, toda vez que alguém gritar “bandeirinha”, o time tentará entrar no campo do adversário para pegar a bandeira alheia.

Quem for pego no campo do outro grupo será congelado, e outro integrante do seu time terá a missão de descongelar o colega. 

Esse tipo de jogo precisa de estratégia para ganhar, por isso, o grupo deve se comunicar e montar um plano para capturar a bandeirinha dos adversários.

Bandeirinha
Bandeirinha 
  • Alerta

Outro jogo para brincar na rua com os amigos é o Alerta, uma brincadeira bem divertida e que precisa de um grupo grande de crianças.

O jogo do alerta funciona da seguinte forma: uma criança fica no meio com uma bola, ela joga a bola para cima e grita o nome de alguém, a pessoa escolhida terá que buscar a bola e dizer “alerta”. 

Todos os participantes param onde estão, e em apenas três passos a criança chamada pelo nome terá que eliminar um amigo, caso não acerte a bola, é ela quem sai do jogo.

Alerta
Alerta
  • Cabo de guerra 

Outro jogo para brincar em grupo é o cabo de guerra, uma brincadeira muito usada para criar gincanas escolares e mais uma ideia para nossa lista de jogos de rua.

Para jogar será preciso ter uma corda, criar dois grupos e fazer uma linha com giz bem no meio da rua para limitar o meio da corda.

Com um apito os dois times precisam fazer os adversários cruzarem a linha, puxando a corda para seu campo. Ganha o grupo que fizer os integrantes cruzarem o limite.

Cabo de guerra
Cabo de guerra 
  • Arremesso de bambolê 

O arremesso de bambolê também exige bastante espaço, por isso, é uma ótima sugestão de brincadeira para brincar ao ar livre.

Uma das crianças terá que ficar imóvel a uns metros de distância, enquanto as outras arremessam o bambolê tentando encaixar na vítima.

Semelhante ao arremesso de argolas, os participantes somam pontos toda vez que acertar (encaixar) o bambolê no alvo.   

Arremesso de bambolê
Arremesso de bambolê 
  • Boliche cego 

Com os olhos vendados o boliche cego é um jogo que desperta boas risadas, as crianças tentam acertar os pinos, ao mesmo tempo que os outros amigos assistem.

Essa também é uma ótima brincadeira de rua, não exige tanto espaço, mas quanto mais gente brincar, mais divertido será.

Boliche cego
Boliche cego 
  • Corrida do cadarço ou pé com pé 

Outra prova muito usada nas gincanas escolares é a corrida do cadarço ou pé com pé, onde as crianças precisam formar duplas e andar em sincronia uma com a outra.

No jogo de rua será preciso determinar uma linha de chegada, formar duplas e eleger um juiz para organizar a brincadeira. A brincadeira termina quando uma das duplas atravessa a linha de chegada, sem “descolar” os pés. 

Corrida do cadarço ou pé com pé
Corrida do cadarço ou pé com pé 
  • Gato e rato 

O jogo do gato e rato não precisa de nada específico, seu objetivo é não deixar o gato pegar o rato dentro da roda.

Uma das crianças será o rato e a outra o gato, as demais dão as mãos e formam uma roda para o rato e começa o diálogo:

  1. O gato pergunta para as crianças: “Seu ratinho está em casa?”;
  2. Elas respondem: “Não, senhor!”;
  3. Gato: “A que horas ele volta?”;
  4. As crianças escolhem uma hora, por exemplo, “às cinco”;
  5. O gato pergunta: “Que horas são?”;
  6. Elas respondem: “Uma hora”;
  7. Gato pergunta novamente: “Que horas são?”;
  8. As crianças: “duas horas” e assim respondem até chegar o horário escolhido.
Gato e rato
Gato e rato 

Quando chegar a hora escolhida, o grupo para de rodar e o gato pergunta novamente: “Seu ratinho já chegou?”, elas respondem “Sim, senhor!”, o gatinho pergunta: “Dão licença para eu entrar?” e as crianças respondem: “Sim, senhor!”.

Nesse momento começa uma perseguição ao rato, que é protegido pelo grupo. O jogo do gato e rato termina quando o gatinho consegue pegar o rato.

  • Ovo podre ou Ovo choco 

A brincadeira do ovo podre ou ovo choco, como também é chamado, pode ser jogada com um número grande de crianças, sendo uma brincadeira divertida para fazer na rua.

Todos os participantes formam um círculo sentados no chão, uma das crianças ficará com o ovo, que pode ser uma bolinha de papel, uma pedra, bolinha de brinquedo ou outro objeto redondo.

A criança que está com o ovo terá que rodar e escolher um jogador para deixar nas costas o ovo, sem que ele veja. Quando o jogador perceber que o ovo está nas suas costas, terá que correr atrás do colega, antes que ele sente no seu lugar na roda.

Enquanto as crianças correm uma atrás da outra, os outros jogadores gritam “ovo choco” ou “ovo podre”. Perde quem for pego antes de sentar no lugar do amigo ou ficar distraído com o ovo nas costas. O perdedor terá a prenda de ficar no meio da roda.

Ovo podre ou Ovo choco
Ovo podre ou Ovo choco 

Os jogos para brincar na rua com os amigos exigem alguns cuidados, por isso, é bem importante ter um adulto por perto para supervisionar a brincadeira.

Uma das vantagens de brincar na rua é desenvolver a autonomia das crianças, deixando que elas reconheçam os riscos e escolham preservar a segurança, sem abrir mão da imaginação e diversão com seu grupo de amigos ou vizinhos.

Pensando nisso, a maioria das brincadeiras de rua da nossa lista envolve o trabalho em grupo, raciocínio e a possibilidade de fazer novas amizades, que valem a pena ensinar aos pequenos.
Ei você, lembra de mais algum jogo para brincar na rua? Comenta aqui embaixo, qual está faltando na nossa lista.

O que você achou do post?

Posts relacionados

Um cantinho da leitura em casa é um espaço mágico, que ajuda a incentivar...

No post de hoje você vai conhecer uma lista de atividades pedagógicas que podem...

Saiba aqui neste artigo para que servem os Fidget Toys, os brinquedos sensoriais que...

No artigo de hoje você vai se inspirar no aniversário tema panda rosa simples,...