Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
Como surgiu o fidget toys?

Como surgiu o fidget toys?

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

Você sabe como surgiu o fidget toys? Conheça a história por trás desse brinquedo sensorial que virou sensação em 2017 e hoje faz o maior sucesso entre as crianças, adolescentes e também os adultos. 

Disponíveis em variados tamanhos, materiais e cores, os fidget toys são conhecidos no Brasil, principalmente por outros nomes como: Brinquedo anti-stress, brinquedos sensoriais, brinquedos para autistas, brinquedos para ansiedade e Pop It.

O Pop It é conhecido por um tipo específico de bubble fidget toys, sendo o preferido e mais vendido da categoria, muita gente associa o brinquedo anti-stress referindo-se aos vários tipos que existem.

Quer saber mais sobre a história de como surgiram os fidget toys e outras curiosidades sobre o brinquedo? Então é só continuar a leitura desse post.

Conheça a história de como surgiu o fidget toys

Os brinquedos sensoriais fidget toys não surgiram todos de uma vez, na verdade, alguns modelos já faziam parte das brincadeiras de muitas crianças no passado.

O spinner, por exemplo, surgiu a 25 anos atrás, onde foi desenvolvido por uma mãe de uma menina de 7 anos que sofria com problemas neurológicos. 

Esse  brinquedo sensorial tem o objetivo de fixar a atenção, enquanto os prolongamentos de plástico eram pressionados e o spinner girava. 

Como surgiu o spinner - fidget toy
Como surgiu o spinner – fidget toy – imagem: canva.com

Antes mesmo do spinner surgir, outro brinquedo considerado sensorial também foi criado, o cubo mágico. 

Conhecido a mais de 30 anos, o cubo mágico foi criado em 1974 pelo professor Ernõ Rubik do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste.

O principal objetivo do cubo mágico era que a peça fosse perfeita para ilustrar o conceito de terceira dimensão aos alunos de Rubik em arquitetura, tornando-se um verdadeiro desafio matemático

Mas foi nos anos 80 que o brinquedo passou a ser o mais vendido e popular do mundo, com mais de 900 milhões de unidades vendidas.

Como surgiu o cubo mágico - fidget toy
Como surgiu o cubo mágico – fidget toy – imagem: canva.com

Como surgiu o Pop it?

Assim como o cubo mágico, o pop it é um dos brinquedos da categoria anti-stress que mais está fazendo sucesso nos dias atuais.

Desenvolvido com materiais sensoriais como o silicone, seu design é coberto por pequenas saliências que podem ser apertadas de um lado para o outro fazendo um barulho satisfatório: “pop it”.

Como surgiu o pop it – fidget toy – imagem: canva.com

Em 2020 os Bubbles chegaram às lojas virtuais internacionais, tornando-se febre no mundo todo, graças às redes sociais como Tik Tok.

Contudo, esse brinquedo sensação não surgiu do nada, na verdade, ele existe há mais de 40 anos. Seu recente sucesso se deve a um vídeo de um macaco-prego fêmea na Carolina do Norte, Estados Unidos. Veja o vídeo aqui.

O original Pop It foi invenção de dois designer Theo e Ora Coster da empresa Theora Design, que inventaram mais de 190 jogos, inclusive o jogo Cara a Cara.

A ideia de criar o Pop It foi a partir de um sonho, onde Ora ao perder sua irmã com câncer de mama imaginou o seguinte objeto: um tapete com saliências que remetem-se aos seios, podendo empurrar os mamilos.

Na época foram produzidos alguns protótipos, porém, não fizeram muito sucesso por conta da qualidade do material não ser tão boa quanto o silicone de hoje. 

Depois de 70 anos da ideia arquivada, os filhos do casal fecharam um acordo com outra empresa de brinquedos para produção do modelo fidget toys que conhecemos, o Pop it.

Hoje podemos conferir vários modelos de Bubbles, em formato de abacaxi, coração, unicórnios, Peppa Pig, sorvete e entre outras opções coloridas.

[vídeo: modelos incríveis de pop its – Canal da Brenda TV]

Quais os tipos de Fidget Toys existem? 

Os fidget toys são conhecidos por diversos nomes, por vezes na hora de comprar um modelo específico, não saber exatamente o nome do brinquedo pode dificultar quando for buscar nas lojas.

Pensando nisso, separamos uma lista com os tipos de fidget toys que existem, inclusive, são eles os nomes de fidget toys mais vendidos no mundo em 2021.

  • Pop It ou Push Bubble: Este é o fidget toys mais vendido, disponível em vários tamanhos, modelos e cores. Além dos modelos inspirados em personagens como o Pokémon, também é possível encontrar Pop Its em metro, ideais para brincar de campo minado com fidget toys.
  • Magnetic Spinner: Diferentes do Spinner tradicional, o Magnetic Spinner são anéis magnéticos que permitem brincar em um estilo livre, ou seja, eles são multidirecionais.
  • Squeze-A-Bean: Outro fidget toys queridinho do Tik Tok é o Squeze-A-Bean, um brinquedo com formato bem fofo de uma vagem. Ele vem em um modelo de chaveiro, para você carregar por onde quiser.
  • Hand Spinner: Populares em 2017, até hoje o Hand Spinner faz o maior sucesso com novos modelos e cores diferentes para fazer uma coleção.
  • Spinner Magic Cube: Essa ideia une dois tipos de fidget toys, o cubo mágico e o spinner. O resultado é uma combinação divertida e bem colorida.
  • Infinity Cube: O Infinity Cube é um brinquedo de ansiedade com infinitas possibilidades. Basicamente ele é composto por blocos de plásticos e com detalhes arredondados, que permite criar novos formatos para o brinquedo.
  • Fidget Twister: Esse modelo de Fidget Toys é possível combinar cores, criar diferentes formas e amarrados com as peças do Twister. 
  • Noodle Stick: Semelhantes a um macarrão, com o Noodle Stick você pode esticar, dobrar e enrolar, depois ele volta na sua forma original.
  • Stress Relief Balls: Esse brinquedo sensorial não é destinado apenas para crianças, muitos profissionais de fisioterapia utilizam o modelo para tratamento de pacientes, a fim de trabalhar os músculos da mão. O Stress Relief Balls, são bolas feitas com materiais como silicone, onde ao apertar o brinquedo, você cria uma sensação de prazer.
  • Marble Mesh Fidget: Ideal para acalmar os dedos inquietos, o Marble Mesh Fidget é um brinquedo sensorial que proporciona satisfatórias sensações. Ele é formado por um tecido e uma espécie de bolinha, permitindo apertar, dobrar e puxar conforme quiser. Como ele é pequeno, pode carregar na mochila e levar para todos os lugares.
  • Pop Tubes: Esse brinquedo anti-stress é bem parecido com a tubulação de pia sanfonada, permitindo serem esticados, dobrados e conectados, ainda faz um barulho satisfatório.
  • Squeezing Toy: Perfeitos para aliviar o estresse e ansiedade, o Squeezing Toy cria uma sensação relaxante ao apertar o brinquedo. Encontre Squeezing Toys em vários formatos como, por exemplo, de animais e frutas.
  • Fidget Chains: Produzido a partir de correntes de aço, o Fidget Chains permite que você use o dedo para girá-lo e torça a chave da corrente flippy em qualquer direção.

Onde comprar Fidget Toys?

Depois de conhecer os nomes mais famosos de Fidget Toys e sua forma de entretenimento, saiba aqui onde comprar o brinquedo.

Os brinquedos anti-stress podem ser comprados em sites confiáveis na internet, como Americanas, Mercado Livre e Amazon.

Como os Fidget Toys são um sucesso de vendas, você também poderá encontrá-los em várias lojas físicas na sua cidade, principalmente no modelo Pop It.

Agora, se você procura por um modelo de fidget toys específico, os sites internacionais como a Shein e Shoppe são canais para encontrar o modelo ideal do brinquedo. Faça a sua pesquisa!

[vídeo: comprinhas de fidget toys na Shein]

Essas foram as curiosidades sobre como surgiu o fidget toys. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo.

O que você achou do post?

Posts relacionados

Você sabe o que é ASMR? Um tipo de conteúdo que vem ganhando cada...

Estamos no mês de novembro e podemos notar a magia natalina em todos os...

Considerada a “plataforma da imaginação”, Roblox é um site que permite que os jogadores...

Você sabe como surgiu o fidget toys? Conheça a história por trás desse brinquedo...