Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
como fazer um pote da calma

Como fazer um pote da calma?

COMPARTILHE
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

Certamente, se você chegou por aqui, é porque está procurando uma atividade para fazer com o seu filho. Neste post, iremos te mostrar como fazer um pote da calma

Essa atividade foi inspirada no método de Maria Montessori. E tem como finalidade, trazer calma, tranquilidade e concentração para a criança.

O conceito por trás desta atividade sensorial é muito simples e eficaz. Estimula, diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

Potes da calma feitos no Canal da Brenda TV
Potes da Calma – receita de como fazer um porte da calma

Materiais para fazer o pote da calma

Para fazer um pote da calma você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 pote ou garrafa limpa (de vidro ou plástico)
  • 1 colher de sopa de cola transparente
  • Água quente até encher o pote
  • Glitter (a quantidade que desejar)
  • Estrelinhas (opcional)
  • Miçangas de diferentes tamanhos, cores e formas (opcional)
  • Orbeez (opcional) mas fica incrível
  • Corantes (opcional)
  • Óleo corporal (opcional)

Modo de preparo do pote da calma

Adicione a água quente dentro do pote. Não encha até o topo pois serão adicionados mais elementos e a água poderá transbordar. Em seguida, adicione a cola transparente, ou cola glitter se preferir. Mexa bem esses dois ingrediente até se transformarem em um só. Depois é só enfeitar do seu jeito.

É muito importante que o seu pote fique muito bem fechado, a fim de nenhum objeto e nem a água consiga sair de dentro. Se você perceber que o seu está vazando, lacre ele com cola instantânea para a atividade se tornar 100% segura.

No vídeo abaixo, te ensinamos o passo a passo para fazer um pote da calma, confira! 

[vídeo] como fazer um pote da calma

Saiba como utilizar o pote da calma de maneira correta

Depois do pote pronto, saiba utilizar ele de maneira correta para conquistar resultados incríveis com o seu filho.

Mas afinal, porque o pote da calma transmite essas sensações boas? Dentro do pote da calma são inseridos diversos objetos e cores que se movimentam conforme a criança mexe o pote. 

Surpreendentemente, esses movimentos relaxantes, fazem com que  a criança se concentre no que está acontecendo dentro do pote. 

Assim que a concentração da criança for despertada, ela vai conseguir, mais facilmente lidar com momentos de emoções mais intensas.

No entanto, é importante que a criança tenha o acompanhamento de um adulto nessa hora da utilização. O adulto deve orientar, de forma tranquila, para que a criança se acalma e se concentre na sua respiração. 

Nesse meio tempo, a criança vai começar a relaxar aos poucos e aprenderá, com mais facilidade, a lidar com as suas frustrações. E aos poucos os medos, o stress e a ansiedade vão diminuindo.

Cuidado, pote da calma não é castigo!

O pote da calma não deve ser  associado a um castigo ou punição. Esta é uma técnica que deve ser aplicada por um adulto juntamente com a criança. O adulto precisa ter as suas emoções controladas nessa hora também. Sabemos que não é fácil, em momentos de birra, os pais costumam ficar irritados e gritar.

Mas devemos nos lembrar que os nossos filhos são reflexos dos nossos ensinamentos. Pode parecer que na hora não dará certo, mas você precisa ser firme, calmo e ter consciência das suas ações. Sendo assim, você pode ter certeza que terá resultados positivos.

Conheça um pouco sobre o método Montessori

O Método Montessori é um modelo educacional que foi desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX. A abordagem Montessori é baseada na ideia de que as crianças são naturalmente curiosas e aprendem melhor quando têm liberdade para explorar e experimentar em um ambiente preparado.

O Método Montessori enfatiza o desenvolvimento integral da criança, incluindo sua educação física, social, emocional e intelectual. Ele é centrado no indivíduo e valoriza a independência e a autoeducação, incentivando a aprendizagem através da experiência prática e da descoberta.

Algumas das características distintas do Método Montessori incluem:

  • Ambientes de aprendizagem preparados, com materiais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades e interesses das crianças em cada fase de desenvolvimento.
  • Atividades autodirigidas, que permitem que as crianças escolham livremente as atividades que desejam realizar, dentro de um ambiente estruturado e com limites claros.
  • Uma ênfase na aprendizagem sensorial, através do uso de materiais didáticos concretos que ajudam as crianças a aprender por meio da experiência prática.
  • Uma abordagem holística que aborda não apenas a educação intelectual, mas também o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças.

O Método Montessori é aplicado em escolas em todo o mundo, desde creches até o ensino médio, e é considerado uma das abordagens mais influentes e respeitadas na educação infantil.

Conheça mais uma opção de atividade sensorial para crianças. Confira neste post: massinha de modelar caseira com 2 ingredientes incrível.

O que você achou do post?

Posts relacionados

Os pés não são apenas para caminhar! Eles podem se tornar uma ferramenta de...

Uma lâmpada de lava caseira é uma versão simplificada e feita em casa da...

A “tinta efervescente” se refere a uma mistura lúdica que combina elementos que efervescem...

A Barbie é muito mais do que uma simples boneca; ela é um ícone...