Como fazer um pote da calma?

Certamente, se você chegou por aqui, é porque está procurando uma atividade para fazer com o seu filho. Neste post, iremos te mostrar como fazer um pote da calma

Essa atividade foi inspirada no método de Maria Montessori. E tem como finalidade, trazer calma, tranquilidade e concentração para a criança.

O conceito por trás desta atividade sensorial é muito simples e eficaz. Estimula, diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

Potes da calma feitos no Canal da Brenda TV
Potes da Calma

Materiais para fazer o pote da calma

Para fazer um pote da calma você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 pote ou garrafa limpa (de vidro ou plástico)
  • 1 colher de sopa de cola transparente
  • Água quente até encher o pote
  • Glitter (a quantidade que desejar)
  • Estrelinhas (opcional)
  • Miçangas de diferentes tamanhos, cores e formas (opcional)
  • Orbeez (opcional) mas fica incrível
  • Corantes (opcional)
  • Óleo corporal (opcional)

Modo de preparo do pote da calma

Adicione a água quente dentro do pote. Não encha até o topo pois serão adicionados mais elementos e a água poderá transbordar. Em seguida, adicione a cola transparente, ou cola glitter se preferir. Mexa bem esses dois ingrediente até se transformarem em um só. Depois é só enfeitar do seu jeito.

É muito importante que o seu pote fique muito bem fechado, a fim de nenhum objeto e nem a água consiga sair de dentro. Se você perceber que o seu está vazando, lacre ele com cola instantânea para a atividade se tornar 100% segura.

No vídeo abaixo, te ensinamos o passo a passo para fazer um pote da calma, confira! 

Saiba como utilizar o pote da calma de maneira correta

Depois do pote pronto, saiba utilizar ele de maneira correta para conquistar resultados incríveis com o seu filho.

Mas afinal, porque o pote o pote da calma transmite essas sensações boas? Dentro do pote da calma são inseridos diversos objetos e cores que se movimentam conforme a criança mexe o pote. 

Surpreendentemente, esses movimentos relaxantes, fazem com que  a criança se concentre no que está acontecendo dentro do pote. 

Assim que a concentração da criança for despertada, ela vai conseguir, mais facilmente lidar com momentos de emoções mais intensas.

No entanto, é importante que a criança tenha o acompanhamento de um adulto nessa hora da utilização. O adulto deve orientar, de forma tranquila, para que a criança se acalma e se concentre na sua respiração. 

Nesse meio tempo, a criança vai começar a relaxar aos poucos e aprenderá, com mais facilidade, a lidar com as suas frustrações. E aos poucos os medos, o stress e a ansiedade vão diminuindo.

Cuidado, pote da calma não é castigo!

O pote da calma não deve ser  associado a um castigo ou punição. Esta é uma técnica que deve ser aplicada por um adulto juntamente com a criança. O adulto precisa ter as suas emoções controladas nessa hora também. Sabemos que não é fácil, em momentos de birra, os pais costumam ficar irritados e gritar.

Mas devemos nos lembrar que os nossos filhos são reflexos dos nossos ensinamentos. Pode parecer que na hora não dará certo, mas você precisa ser firme, calmo e ter consciência das suas ações. Sendo assim, você pode ter certeza que terá resultados positivos.

Conheça um pouco sobre o método Montessori

Desenvolvimento por volta de 1907 por Maria Montessori. A pedagogia Montessoriana ou também chamado Método Montessori, propõem a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. 

O método enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança a fim de desenvolver independência, criatividade, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Conheça mais uma opção de atividade sensorial para crianças. Confira neste link uma receita de massinha de modelar caseira com 2 ingredientes incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 4 =