Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
Cantinho da leitura em casa: como montar e ideias para se inspirar!

Cantinho da leitura em casa: como montar e ideias para se inspirar!

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

Um cantinho da leitura em casa é um espaço mágico, que ajuda a incentivar os pequenos desde cedo ao hábito da leitura. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas ideias de como montar um cantinho para leitura em casa bem decorado e que proporciona aprendizados para a vida.

Cantinho da leitura em casa – como montar?

A primeira ideia para montar o cantinho da leitura em casa é ter um parceiro nesse projeto, o seu filho(a).

Isso mesmo, convide a criança para te ajudar a criar um espaço para a prática da leitura em casa, escolhendo um local adequado, os móveis e acessórios para montagem da estrutura e demais etapas importantes desse projeto.

Ao convidar a criança para ajudar no planejamento do espaço com livros, ela se sentirá importante e participante do projeto. Isso ajuda a desenvolver a responsabilidade para organizar o espaço e aproveitar os seus benefícios para o seu crescimento.

Esse é um tipo de obra bem criativa, vocês podem escolher a paleta de cores, estilo dos móveis e decoração do espaço de acordo com sua preferência. 

O resultado é um ambiente aconchegante, que desperta curiosidade e desenvolve a imaginação através das histórias dos livros.

Confira abaixo como montar um cantinho para leitura em casa!

Escolha o local adequado

A primeira etapa do planejamento desse projeto é a escolha do local para criar o canto de leitura, podendo ser no próprio quarto da criança, na sala, varanda, jardim ou qualquer espaço que seja silencioso e confortável.

Cantinho da leitura infantil na sala de estar

É bem importante que esse espaço tenha uma boa metragem para instalação de estantes, poltrona e móveis para criar um ambiente aconchegante e silencioso.

Outra ideia é montar uma barraquinha para delimitar o espaço, deixando mais exclusivo para realização das leituras.

cantinho da leitura na sala de estar – imagem: pinterest.com
cantinho da leitura moderno – imagem: pinterest.com

Durante as leituras, esse espaço precisa ser o mais silencioso possível, pois isso ajuda na concentração e raciocínio na hora da leitura.

Cantinho para leitura no quarto 

Você pode combinar a área de leitura com a decoração do quarto infantil, usando a mesma paleta de cores.

cantinho de leitura em quarto de meninaimagem: pinterest.com
ideia de cantinho da leitura no quarto – imagem: pinterest.com
cantinho da leitura em quarto de menino – imagem: pinterest.com
decoração para cantinho da leitura no quarto – imagem: pinterest.com

Espaço externo para cantinho de leitura

No caso de espaço para leitura em varandas e quintais, a dica é usar a casa na árvore ou criar uma espécie de cabaninha para leitura no quintal.

Monte uma estrutura confortável 

Para montar a estrutura do cantinho da leitura, você precisa pensar na otimização do espaço e escolher os móveis que ajudam a tornar mais aconchegante para a criança.

Mesmo com uma área pequena da casa é possível criar um ambiente organizado, com espaço para colocar os livros, estrutura com boa iluminação e móveis confortáveis para usar na hora da leitura.

O cantinho da leitura em casa pode ser instalado em qualquer espaço que seja silencioso para realização da prática, inclusive, em um espaço limitado de canto entre duas paredes.

Arrase na decoração do cantinho para leitura 

Depois de escolher o melhor espaço para criar uma área de leitura em casa, pense na decoração, um ponto crucial do seu projeto. 

A decoração montessoriana é um dos estilos preferidos na criação de um espaço para leitura para os pequenos, pois além de incentivar as crianças a lerem, é um ambiente para desenvolver outras habilidades como organização, coordenação, criatividade e independência.

A dica é apostar em móveis e decoração que combinem com o espaço, tornando mais aconchegante e prático para a atividade.

Abaixo selecionamos os tipos de decorações e móveis que não podem faltar em um espaço para leitura. Confira!

Almofadas de diferentes formas e tamanhos 

As almofadas em diferentes formas e tamanhos podem substituir as poltronas para leitura, dependendo do tamanho da criança essa ideia ficará mais acessível.

Outra dica é usar as almofadas combinadas com os colchonetes para leitura, que além de decorar se tornam peças confortáveis para a criação desses cantinhos.

Uma solução para criar um espaço ainda mais criativo para leitura, é usar pallets de madeira como base para colchonetes e almofadas decorativas.

Tapete decorativo 

Outro item que não pode faltar em um espaço infantil para leitura é o tapete decorativo, que precisa ser confortável e fazer combinação com o restante do ambiente.

Você poderá escolher o formato, tamanho e material do tapete de acordo com sua preferência.

Luminárias para leitura

As luminárias são itens que não podem faltar no seu cantinho infantil para leitura, elas ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante e decorado.

Para combinar com a decoração, que tal apostar nas luminárias criativas, elas são funcionais e ainda decoram o ambiente.

Também podem combinar os pisca-piscas decorativos para espaço de leitura pendurados nas paredes e em objetos da decoração.

Cabaninhas para leitura 

Além de uma boa iluminação para tornar o ambiente mais privado e silencioso, as cabaninhas infantis são ótimas soluções para estes cantinhos.

Esse tipo de estrutura permite que a criança se sinta mais à vontade no ambiente, pois esse tipo de atividade exige concentração.

Por serem fáceis de transportar, as cabaninhas infantis são ótimas ideias para montar um cantinho de leitura em qualquer cômodo da casa.

Papel de parede infantil 

Se você escolher um local fixo para o cantinho da leitura, invista também nos papéis de parede, que são uma forma acessível e fácil de decorar um espaço.

Escolha modelos de estampas e tons que combine com sua paleta de cores do ambiente, podendo combinar com decorações temáticas do quarto da criança.

Enfeites decorativos para cantinho de leitura

Para criar um espaço para o seu filho ainda mais bonito e aconchegante, não deixe de investir em objetos decorativos como quadrinhos nas paredes, bandeirinhas de tecido e pelúcias.

Se vocês preferem um ambiente mais autêntico para espaço de leitura, invistam em letreiros decorativos nas paredes com o nome da criança ou frases temáticas.

Livros não podem faltar

As prateleiras para os livros não podem faltar nesse projeto de cantinho para leitura do seu filho e esse tipo de móvel precisa estar ao alcance das crianças que ajudam a exercitar a autonomia.

É possível criar prateleiras bem criativas, usando caixotes de madeira, pallets e nichos organizadores.

Depois é só escolher a temática dos livros preferidos e destinados à idade da criança e organizar nas prateleiras e estantes.

Outra ideia criativa são os cestos para livros, uma forma de organizar e otimizar melhor o espaço para leitura.

Vantagens em ter um cantinho para leitura em casa

Existem grandes vantagens em montar um cantinho para leitura em casa e vamos destacar os mais importantes nos próximos tópicos.

Incentiva as crianças a gostarem de ler 

Criar um cantinho de leitura para as crianças, ajuda a incentivar os pequenos a apreciarem o gosto pela leitura, onde eles mesmos podem construir os seus saberes.

Incentivar os pequenos a lerem desde cedo é bem importante, sendo este um exercício de aprendizagem excelente para as crianças que estão no período de alfabetização.

A leitura é um aprendizado para a vida, apresente o universo dos livros para seu pequeno e veja a mágica da leitura acontecer.

Une pais e filhos em uma atividade 

Ter um espaço para leitura com as crianças em casa é também uma forma de unir pais e filhos em um único propósito.

Essa é uma atividade para todas as idades, podendo ser iniciada desde a barriga da mamãe, onde se pratica a leitura para o bebê.

Antes de dormir, fazer a leitura de um livro com seu filho ajuda a tranquilizar o sono do pequeno com histórias divertidas e com aprendizados para a vida.

Esteja presente também nesses momentos, quando os pais praticam a leitura é bem provável que os filhos venham se aventurar também pelas páginas dos livros.

Ajuda no desenvolvimento infantil

A exploração de um livro ajuda no desenvolvimento infantil, instiga a criatividade e imaginação ao ler as histórias contadas em um livro.

Além disso, a leitura desenvolve a atenção, concentração e linguagem da criança, estimulando também a memória e o raciocínio.

Para a saúde mental, os livros permitem às crianças aprenderem a lidar com as emoções e sentimentos, descobrindo a forma de expressá-los e desenvolverem capacidades como a empatia, que é se colocar no lugar do outro.

Ter um cantinho da leitura em casa cria uma conexão entre o universo dos livros e o mundo da criança, por isso, vale a pena investir em um espaço como este para o seu filho. 

O que você achou do post?

Posts relacionados

Um cantinho da leitura em casa é um espaço mágico, que ajuda a incentivar...

No post de hoje você vai conhecer uma lista de atividades pedagógicas que podem...

Saiba aqui neste artigo para que servem os Fidget Toys, os brinquedos sensoriais que...

No artigo de hoje você vai se inspirar no aniversário tema panda rosa simples,...