Brincadeiras e brinquedos sensoriais: o que são e qual sua importância na infância

As brincadeiras e brinquedos sensoriais são responsáveis por transmitir diversas sensações durante o ato de brincar e o manuseio do brinquedo. 

Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento dos sentidos como o olfato, visão, tato e diversas outras sensações que afetam o sistema nervoso central, como as emoções.

Ao invés de brincar com um objetos eletrônicos cheios de luzes, sons e botões, com o brinquedo sensorial, a criança terá estímulos para um mundo de descobertas e criatividade, o que são fatores muito importantes para o desenvolvimento infantil.

Quer saber mais como funcionam os brinquedos e brincadeiras sensoriais e quais as opções existem? Então continue a leitura desse artigo e se divirta com essa novidade.

brinquedos e brincadeiras sensoriais – foto: canva.com

O que são brinquedos sensoriais?

Os brinquedos sensoriais são todos aqueles que estimulam os sentidos. Eles desenvolvem a criatividade, curiosidade e principalmente a coordenação motora fina. 

Alguns deles são super fáceis de fazer e você pode confeccioná-los com itens que você tem em casa ou até elementos da natureza.

Os materiais mais utilizados para brinquedos sensoriais caseiros são: Panelas, colheres de pau, folhas, flores, galhos, conchas, diferentes texturas de tecidos, garrafas plásticas, potes, pedras, areia, arroz, feijão entre outros…  Esses são alguns exemplos que podem ser aproveitados para criar brinquedos sensoriais caseiros sem gastar dinheiro.

brinquedos sensoriais – foto: canva.com

Opções de brinquedos sensoriais

Existem no mercado também, opções de brinquedos sensoriais disponíveis para compra. Atualmente os fidget toys estão super em alta e têm despertado curiosidade entre crianças, jovens e até mesmo adultos por ser considerado o novo brinquedo anti-stress.

E no mundo que estamos vivendo hoje, haja brinquedos anti-stress para nos acalmar, não é mesmo!

Se você quer conhecer a lista de nomes de fidget toys disponíveis no mercado, recomendamos a leitura do post: Fidget toys – saiba tudo sobre esse brinquedo sensorial que virou febre. Lá você vai encontrar tudo a respeito deste brinquedo.

fidget toys – brinquedos sensoriais anti-stress

Mas, você pode ter certeza, que olhando na caixa de brinquedos do seu filho você vai perceber que já tem em casa algum tipo de brinquedo sensorial.

Veja abaixo uma lista de brinquedos sensoriais que você pode ter aí na sua casa

  • Spinner;
  • cubo mágico;
  • bolas de silicone;
  • orbeez (o mesmo que você utiliza em vasinhos para plantas);
  • areia cinética;
  • slime;
  • massinha de modelar entre outros…
brinquedos sensoriais – foto: canva.com

Aprenda a fazer brinquedos e brincadeiras sensoriais caseiras

Uma ideia prática, divertida e que promove uma experiência sensorial para a criança é a criação de brinquedos e brincadeiras sensoriais caseiras, que você pode realizar em companhia do seu filho.

A sugestão é que vocês criem uma atividade prazerosa, que vai além de comprar um brinquedo na loja, mas sim, estimulando através da criação e o conhecimento a partir das experiências.

Veja alguns exemplos de brinquedos e brincadeiras sensoriais caseiras para vocês construírem e brincarem juntos.

Caixa sensorial 

A caixa sensorial foi inspirada pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que consiste em desenvolver a coordenação motora fina através da estimulação de objetos.

Esse tipo de brinquedo sensorial ajuda a desenvolver as competências linguísticas, concentração, consciência espacial, raciocínio lógico e incentiva a realizar descobertas.

Você pode colocar o que quiser dentro da caixa, desde pequenos brinquedos, elementos da natureza e objetos que proporcionam sensações.

caixa sensorial – foto: canva.com

Tapete sensorial ou tapete das sensações

O tapete sensorial é uma atividade para estimular o tato nas crianças. Com as mãos e pés, elas podem sentir diversos tipos de texturas, sensações e formas à medida que ela experimenta tocar dos diversos materiais que estão no tapete. Essa brincadeira sensorial é indicada para crianças de 0 à 5 anos de idade.

Você pode fazer atividade tanto dentro da sua casa como fora, o tamanho do tapete vai depender da quantidade de elementos que você acrescentar nele e aí vale diferentes e tipos de tecidos como lã, algodão, feltro; materiais encontrados na natureza como (pedras, grama em diferentes texturas); diferentes tipos de espumas entre outros.

Tapete sensorial ou tapete das sensações – foto: canva.com

Pote da calma 

Outro brinquedo sensorial desenvolvido pelo método Montessoriano é o Pote da Calma, que tem por objetivo trazer tranquilidade para o ambiente e para a criança. Ele é super fácil de fazer e você pode criá-lo com itens de fácil acesso. Basicamente você vai precisar de uma garrafinha ou pote (pode ser de plástico ou vidro), água e enfeites como: glitter, miçangas, estrelinhas, dados, orbeez entre outros.

Neste post, Como fazer um pote da calma?, você pode consultar o passo a passo de como fazer, dicas de como utilizar ele da maneira correta e curiosidades sobre o pote da calma. 

pote de calma
pote de calma

Massinha de modelar caseira 

A massinha de modelar é uma atividade manual que estimula o desenvolvimento de habilidades motoras finas, incentivando a concentração. Esta atividade ainda ajuda a expressar as emoções e a criatividade através da criação de formas e objetos possíveis de fazer de forma fácil.

E para tornar a brincadeira com massinha de modelar ainda mais legal, que tal criar a sua própria massinha em casa? Listamos aqui duas receitas super fáceis para fazer com seu filho.

duas opções de super brinquedos sensoriais caseiros para você criar 

massinha de modelar caseira
massinha de modelar caseira

Areia cinética caseira

Com a  areia cinética ou também chamada areia da lua, você pode usar a imaginação e fazer diversas brincadeiras. Com ela é possível criar formas e até brincar como se estivesse na praia, criando castelinhos de areia, comidinhas e cenários criativos para carrinhos e bonecos.

Neste post: Como fazer areia cinética caseira ou “areia da lua” você encontra o passo a passo da receita e dicas para sua areia cinética caseira ficar incrível!

Areia cinética Foto: canva.com.br
Areia cinética Foto: canva.com.br

Argila Caseira

Através da criação da argila caseira, são trabalhadas a coordenação motora da criança, a força muscular na hora da preparação da mistura e a criatividade na hora de moldar e pintar a escultura.

A sensação de terra que a massa proporciona ao ser manuseada, faz com que a imaginação da criança seja estimulada. Pois com essa mistura, a criança poderá criar o que ela quiser. Essa é outra ótima opção de brincadeira sensorial com brinquedo que você pode fazer em casa.

Neste post: Como fazer argila caseira – atividade manual para crianças você encontra a receita completa e mais curiosidades sobre.

massa de argila caseira
massa de argila caseira

Tinta caseira comestível para pintura divertida

A tinta caseira comestível é uma opção de brinquedo sensorial seguro e bem divertido, a criança poderá usar a autonomia, aprender sobre o surgimento das cores, desenvolver a capacidade motora e cognitiva através da expressão da arte e a criatividade na criação de desenhos. 

E para que essa atividade sensorial seja segura, principalmente para os pequeninhos, é sempre indicado o uso de tinta comestível, desse modo a criança poderá liberar a sua criatividade sem preocupação. 

Neste post ensinamos o passo a passo da Receita de Tinta Caseira Comestível, clique no link e conheça mais sobre os benefícios desta brincadeira.

tinta caseira comestível - foto: canva.com
tinta caseira comestível – foto: canva.com

Qual a importância das brincadeiras sensoriais?

Quando nós disponibilizamos o nosso tempo na criação e preparação de uma brincadeira ou atividade, estimulamos a imaginação, autonomia, noções de espaço, estímulo da criatividade, comunicação e diversas habilidades que são primordiais para ampliar as aptidões da criança.

Explorar novos materiais de diferentes formas, aspectos e texturas contribuem de forma ativa para o desenvolvimento cognitivo, motor e até emocional das crianças.

É muito importante promover experiências sensoriais em crianças já desde muito cedo, porque é dessa forma que estamos estimulando a criança a se tornar um adulto ativo, criativo e corajoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − três =