Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
33 Brincadeiras de antigamente para se divertir com as crianças

33 Brincadeiras de antigamente para se divertir com as crianças

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

As brincadeiras de antigamente podem trazer muitos benefícios para as crianças, envolvendo a troca de experiência, oportunidade de aprendizado e ótimas reflexões. Pensando nisso, listamos para você relembrar momentos de antigos, 33 brincadeiras de antigamente para ensinar e entreter as crianças como fazíamos em um mundo menos digital. Possibilitando assim, momentos que ficarão marcados na vida dos pequenos.

Continue a leitura e relembre as brincadeiras de antigamente, ahh e não esqueça de contar pra gente quais eram as suas brincadeiras favoritas, vamos lá?

brincadeiras de antigamente - lista com 33 brincadeiras
brincadeiras de antigamente – lista com 33 brincadeiras – foto: canva.com

1- Jogo de pião

O Jogo de Pião é uma das brincadeiras de antigamente que divertia a criançada, a criança enrola o barbante no pião e solta o brinquedo dentro de um círculo desenhado no chão.

Esta brincadeira é ideal para crianças e adultos, e seu objetivo será descobrir qual o pião fica mais tempo rodando dentro do círculo.

Jogo do pião
Jogo do pião – foto: canva.com

2- Cantigas de roda 

As cantigas de roda são clássicas entre as brincadeiras infantis, as crianças basicamente cantam uma canção enquanto dão as mãos e formam uma roda.

Algumas cantigas de roda como “Ciranda, Cirandinha” e “Roda cutia” são exemplos para ensinar as crianças.

cantigas de roda
cantigas de roda – foto: canva.com

3- Batatinha Frita 1,2,3 

Essa brincadeira é indicada para um grupo de pelo menos três crianças, onde uma será a líder que ficará de costas para os outros participantes, em uma distância considerável.

O líder vai falar bem alto a frase “Batatinha 1,2,3” e quando terminar, os participantes deverão parar onde estão, o líder vai tentar pegar os integrantes. Ganha o jogo quem chegar primeiro no lugar do líder.

batatinha frita 1,2,3
batatinha frita 1,2,3 – foto: canva.com

4- Telefone sem fio

Uma das clássicas brincadeiras antigas é o telefone sem fio, que pode ser realizada em um grupo maior de crianças.

A brincadeira começa quando uma das crianças fala uma palavra ou frase no ouvido do colega, e cada criança vai passando a informação para o outro. O último terá que informar ao grupo o que ouviu.

telefone sem fio
telefone sem fio – foto: canva.com

5- Pular corda 

Essa brincadeira pode ser feita em duplas, trios e até mais crianças. Para pular corda, duas crianças seguram a corda, enquanto uma pula.

Você pode combinar cantigas com essa brincadeira, e se por acaso a criança não tiver mais integrantes para brincar, ela poderá pular sozinha também. 

pular corda
pular corda foto: canva.com

6- Pular elástico 

Pular elástico é uma das brincadeiras mais divertidas para brincar em casa, você só precisa de um elástico grande amarrado em forma de círculo.

A criança pode brincar com duas cadeiras ou dois amiguinhos, a ideia pular e cantar a música “E-lás-ti-co, dentro, pisa, fora e cruza. Depois é só aumentando os níveis, subindo o elástico em uma altura maior.

pular elástico
pular elástico foto: canva.com

7- Bolinha de gude 

Para jogar bolinha de gude, você vai precisar tomar as bolinhas do adversário. Para isso, impulsione o polegar atirando na bolinha adversária, ganha quem tiver mais bolinhas de gude na roda.

bolinha de gude
bolinha de gude – foto: canva.com

8- Brincar de bambolê 

Brincar de bambolê foi uma das brincadeiras mais populares de antigamente, e o objetivo principal é não deixar o bambolê cair.  

bambolê
bambolê – foto: canva.com

9- Brincar de amarelinha 

Para brincar de amarelinha, a criança precisa desenhar um circuito de amarelinha no chão, contando casinhas de 1 a 10, até chegar no céu.

Você vai precisar apenas de uma pedrinha para jogar, equilíbrio para ficar em um pé só e  ganha quem pular todas as casas, sem esquecer da pedrinha e não pisar nas linhas.

amarelinha
amarelinha – foto: canva.com

10- Elefantinho colorido

Nessa brincadeira antiga você vai precisar de uma bola, faça uma roda e peça a cada sílaba da frase “Elefantinho colorido”, que a criança passe a bola para o colega.

A última criança que receber a bola terá que dizer uma cor, e todas as crianças precisam correr para tocar na cor escolhida, a última a encostar, sai do jogo. Ganha quem ficar por último na brincadeira.

elefantinho colorido
elefantinho colorido – foto: canva.com

11- Passa anel 

A brincadeira passa anel pode ser realizada com um grupo grande de crianças, será eleito um integrante para passar o anel e outro para adivinhar com qual criança ficará a joia.

Os participantes devem estender as mãos e deixá-las semi-abertas, quem passar o anel, deve escolher uma criança para guardar e o outro integrante precisa adivinhar com quem está o anel. 

passa anel
passa anel – foto: canva.com

12- Jogar Peteca

O jogo da peteca é também considerado um esporte, sendo uma ótima brincadeira para ensinar aos pequenos.

Você só precisa de uma peteca e o objetivo do jogo, é basicamente não deixar a peteca cair no chão.

jogar peteca
jogar peteca – foto: canva.com

13- Corre cutia ou Chicotinho queimado

Em uma roda sentados no chão, um dos participantes vai girando em torno do grupo cantando a música “Chicotinho queimado é muito bom, quem olhar para trás, leva um beliscão”. 

Já a canção “corre cutia” é assim: “Corre cutia; na casa da tia; corre cipó, na casa da vó; lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração”.

O objetivo da brincadeira é claro, quem olhar para trás será eliminado.

corre cutia ou chicotinho queimado
corre cutia ou chicotinho queimado foto: canva.com

14- Cinco Marias 

A brincadeira cinco Marias pode ser jogada com duas ou mais crianças, podendo ser usada cinco pedrinhas, bolinha de gude ou saquinho de tecido.

Uma das crianças precisa jogar as pedrinhas para o alto, uma a uma, como se fosse fazer malabarismo, não deixando as pedrinhas caírem. Quem errar passa a vez.  

cinco marias
cinco marias – foto: canva.com

15- Cama de gato 

A brincadeira de antigamente cama de gato ou brincadeira do barbante tem como objetivo, passar por entre os dedos o barbante que possui duas pontas ligadas. O adversário precisa em um único lance, desmanchar a cama de gato. 

16- Gato mia 

Essa é uma versão adaptada do famoso “esconde-esconde”, um dos integrantes precisa falar a frase “gato mia”, para saber onde o pessoal está escondido. 

Mas será preciso dar uma pista do esconderijo, por isso, toda vez que a criança disser a frase do jogo, os amiguinhos precisam “miar”. 

gato mia
gato mia – foto: canva.com

17- O Mestre mandou 

Essa brincadeira não necessita de nenhum tipo de brinquedo, apenas que seja eleito um mestre para dar as ordens. 

Toda vez que ele fizer uma ordem precisa dizer a frase “O mestre mandou” e em seguida mandar fazer um tipo de tarefa, quem não conseguir concluir a tarefa, terá que pagar uma prenda.

o mestre mandou
o mestre mandou – foto: canva.com

18- Queimada 

Essa brincadeira é ideal para fazer em local com bastante espaço, precisa fazer dois grupos e ganha quem acertar a bola em mais integrantes do time adversário.

queimada
queimada – foto: canva.com

19- Mímica 

Para brincar de mímica, escrevam alguns temas em papéis e eleja um participante para fazer  as mímicas. Ganha quem acertar um número maior de temas.

20- Corrida de saco

Muito famosa nas gincanas escolares, a corrida de saco pode ser uma brincadeira para fazer em casa, basta pegar fronhas ou sacos de batata que não usa mais, colocar os pés dentro e pular até o local de chegada.

corrida de saco
corrida de saco – foto: canva.com

21- Adedonha ou Stop 

A adedonha ou Stop é uma brincadeira para toda a família, você só precisa de um papel e uma caneta. 

Para brincar, faça uma tabela com as categorias: nome, lugar, animal, cor, fruta, objeto e total, peça para alguém falar um número, conte com as letras do alfabeto e comece escrevendo as opções com a letra nas categorias. 

22- Detetive, vítima e assassino 

Semelhante ao jogo eletrônico Among Us, na brincadeira do detetive, vítima e assassino, você precisa encontrar o impostor (assassino).

O assassino escolhido pisca para eliminar as vítimas, é aí que o detetive eleito precisa descobrir quem é o impostor antes que ele mate todo mundo.

23- Dança das cadeiras

Na dança das cadeiras, você precisa fazer uma roda somente com cadeiras, porém, com uma cadeira a menos do número de participantes. 

Assim, toda vez que a música parar, os participantes precisam encontrar uma cadeira vazia para sentar. Tire uma cadeira em toda rodada e ganha quem ficar por último na roda. 

24- Morto-vivo 

A brincadeira de morto-vivo exige muita atenção e agilidade, um dos participantes grita a palavra “morto” e todos os outros precisam se abaixar, mas quando ele grita “vivo”, precisa levantar. Quem errar o comando, sai da brincadeira.

25- Adoleta 

A brincadeira adoleta pode ser feita com duas crianças, onde elas intercalam as mãos ao som da música “adoleta”. Termina quando a música acaba e o último ao ter a mão batida, sai do jogo.

26- Brincadeira Fui à feira… 

Um dos participantes diz a frase “Fui à feira comprar…”, o próximo da fila diz uma palavra repetindo a frase, o segundo repete a frase, memoriza a palavra do amigo e acrescenta mais um item na compra. Ganha quem acertar todos os itens da compra.

27- Pedra, papel e tesoura (Jokenpô) 

No Jokenpô existem três símbolos: pedra, papel e tesoura, que são representados por formas com a mão. Ganha quem escolher o símbolo diferente e mais forte.

28- Cabra-cega 

Um dos participantes precisa ser vendado, enquanto os outros precisam fugir para que a cabra não consiga pegá-los. Limite o espaço para a brincadeira e se divirta.

29- Coelhinho sai da toca 

Aqui nessa brincadeira duas crianças precisam dar as mãos para formar uma toca, você pode formar várias toquinhas para os coelhos. Escolha algumas crianças para serem os coelhinhos que precisam encontrar outra toca para se esconder.

Um participante terá que dizer a frase “Coelhinho sai da toca”, o coelhinho precisa fugir para encontrar uma toca vazia.

30- Batata-quente 

Para jogar batata-quente, pegue um objeto para ser a batata, escolha um integrante para ficar com os olhos vendados. 

A brincadeira começa ao som da música “batata-quente, quente, quente…” até que o participante com os olhos vendados fale a palavra mágica “pare”. Quem ficar com a batata na mão, terá os olhos vendados ou sairá da brincadeira. 

batata-quente
batata-quente – foto: canva.com

31- A palavra é 

Essa é uma brincadeira antiga para quem ama música, o objetivo principal é falar uma palavra e cantar uma música com a palavra citada.

32- Passa-passa gavião 

Ao som da cantiga “passa-passa gavião, todo mundo já passou, o primeiro, segundo e o terceiro eu vou pegar”, as crianças juntam as mãos e forma uma casinha, os outros participantes passam por baixo.

Quando a música acaba, quem ficou dentro da casinha, forma outra casinha, até que sobre um último participante.

33- Brincadeira da Forca

Para a brincadeira da forca você precisa de uma lousa ou um papel e caneta, faça um desenho da forca, escolha uma palavra e faça o número de risquinhos de acordo com a palavra escolhida.

Toda vez que errar uma letra da palavra, você desenha uma parte do corpo do boneco na forca. Você precisa acertar a palavra, antes que o boneco seja formado.

Existem outras brincadeiras de antigamente, você lembra de alguma que não está aqui na lista? Comente aqui nos comentários qual delas faz relembrar a infância e divirta-se.

O que você achou do post?

Posts relacionados

Neste post você irá conhecer diferentes tipos de POP IT disponíveis no mercado, além...

Você sabe o que é ASMR? Um tipo de conteúdo que vem ganhando cada...

Estamos no mês de novembro e podemos notar a magia natalina em todos os...

Considerada a “plataforma da imaginação”, Roblox é um site que permite que os jogadores...