Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
Fidget Toys 14 Atividades pedagógicas que podem ser feitas com POP IT

Fidget Toys: 14 Atividades pedagógicas que podem ser feitas com POP IT

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

No post de hoje você vai conhecer uma lista de atividades pedagógicas que podem ser feitas com pop it, o brinquedo sensorial que virou a febre do momento.

Se você ainda não sabe para que servem os Fidget Toys, te convido para a leitura deste artigo, onde explico tudinho sobre os brinquedos anti-stress do momento.

Mas antes vamos aprender quais os tipos de atividades pedagógicas para realizar com o modelo pop it. Confira!

atividades pedagógicas com fidget toys - imagem: canva.com
atividades pedagógicas com fidget toys – imagem: canva.com

Ensine matemática com POP IT 

Com o Fidget Toys pop it você pode ensinar a criança a resolver problemas básicos de matemática, como por exemplo, contas de adição.

Basta você contar uma historinha como do exemplo apresentado abaixo:

“Maria foi à feira comprar 2 cachos de uva, 1 bandeja de blueberry, 2 peras, 3 bananas, 2 laranjas e 1 melancia. Quantas frutas Maria trouxe para casa?”

Para usar o pop it na resolução desse problema, você só precisa apertar as bolas do brinquedo, indicando a quantidade e cores das frutas na soma do problema matemático.

Depois vire o brinquedo do lado oposto e peça para a criança contar as bolinhas correspondentes às frutinhas.

ensine matemática com fidget toys, POP IT
ensine matemática com fidget toys, POP IT – imagem: canva.com

Resolvendo problemas matemáticos com POP IT

Outro exemplo de atividade pedagógica matemática com pop it é usar as bolinhas para responder problemas matemáticos, use um quadro branco para escrever as contas de adição e subtração, depois peça para a criança mostrar o resultado no brinquedo.

Se preferir, esse exemplo de atividade pedagógica de matemática usando pop it pode ser feito de uma forma mais lúdica, como desenhar o brinquedo em uma folha A4 ou quadro de escola, depois marcar as bolas que a criança precisa apertar.

Feito isso, peça para o pequeno contar quantas bolinhas foram apertadas, em seguida confirmar no desenho de pop it.

Ensinando a sequência numérica para as crianças

Na atividade que ensina a sequência numérica, você precisa desenhar o numeral nas bolinhas de pop it. 

Depois peça para a criança apertar todas as bolhas do brinquedo, seguindo a sequência numeral. Dependendo do tamanho do seu pop it, é possível fazer uma lista com vários números.

Outra ideia é alternar essa sequência, trazendo desafios como por exemplo, apertar somente os números pares ou ímpares.

Maneira divertida de ensinar subtração, adição e multiplicação

Uma maneira divertida de ensinar o pequeno a resolver problemas matemáticos de subtração, adição e multiplicação é usando o pop it.

Nessa atividade matemática, você vai precisar de dois dados, que serão jogados simultaneamente. 

Feito isso, é só orientar a criança para fazer a subtração, adição ou multiplicação dos números sorteados nos dados. Depois é só apertar as bolinhas do pop it, como no exemplo: 3+3= Aperte 6 bolinhas.    

Além de ensinar subtração e adição, ensine multiplicação, escrevendo em um quadro ou fichas os probleminhas. A criança só precisa responder no pop it o resultado.

resolvendo problemas matemáticos com fidget toys
resolvendo problemas matemáticos com fidget toys – imagem: canva.com

Associando cores usando o Fidget Toy Pop It

Essa é outra atividade pedagógica que pode ser feita com pop it, fazendo a associação de cores usando o brinquedo sensorial.

Basicamente, você só vai precisar dizer o nome de objetos, frutas e outras coisas (que pode estar no ambiente) para associar às cores do pop it.

A criança por sua vez, precisa apertar as bolhas do brinquedo para indicar a cor referente a fruta, por exemplo, “maçã” corresponde a cor vermelha.

Ensine cores primárias e secundárias

Para ensinar as cores primárias e secundárias, utilize um pop it colorido, de qualquer tamanho ou formato.

O jogo pedagógico das cores começa com a orientação do grupo de cores, como por exemplo, “selecione as cores primárias”. A criança só precisa apertar as bolinhas do brinquedo sensorial para formar o resultado. 

uso do pop it com a associação de cores
uso do pop it com a associação de cores – imagem: canva.com

Atividades sensoriais pedagógicas

Para desenvolver o sistema sensorial infantil usando o tato, a atividade pedagógica abaixo é um ótimo recurso.

Você só precisa de uma bolinha de gude do tamanho das bolhas do pop it. Esconda a bolinha de gude de baixo da bola e peça para o pequeno encontrar o brinquedo usando o dedo indicador ou alternando com os demais dedos.

A atividade também pode ser realizada de maneira invertida, com a bolinha de gude sobre a bola do pop it.

Instrua a criança a apertar as bolinhas do lado contrário e sem deixar a bolinha de gude cair. Esse tipo de  atividade sensorial ajuda também na coordenação motora e na concentração.

Já na primeira atividade tem como objetivo despertar a curiosidade e atenção da criança de uma maneira mais lúdica.

atividades sensorias pedagógicas com pop it fidget toys – imagem: canva.com

Ensinando a noção de espaço com o Pop It

Essa atividade pedagógica visa ensinar a criança a ter noção espacial, orientando sobre as direções como: direita, esquerda, centro, em cima e embaixo.

Para brincar, o adulto precisa instruir através de comandos, como por exemplo: “Apertar duas bolinhas na esquerda” ou “Aperte três bolas para baixo”. 

Utilize também desenhos para ilustrar os comandos de espaço, como por exemplo, usar numerais e flechas que indicam direção.

Trabalhando o alfabeto e formato das palavras

Para trabalhar o alfabeto de forma lúdica usando o pop it, você vai precisar desenhar as letras no brinquedo ou comprar o brinquedo sensorial com alfabeto, já disponível em lojas na internet.

Nessa atividade pedagógica com pop it, o adulto dita as letras do alfabeto e a criança precisa apertar as bolas correspondentes. 

Se a criança está mais avançada na aprendizagem, experimente dificultar, ditando apenas as vogais, consoantes ou de forma aleatória, as letras do alfabeto no pop it.

Na fase em que ela está aprendendo a escrever o próprio nome, experimente usar o brinquedo de forma divertida para ensinar a criança. Oriente para que ela aperte as bolas com as letras do seu nome.

Desenhe a letra do alfabeto no Pop It

O desenho de letra do alfabeto no pop it, consiste em ensinar as crianças a visualizarem e memorizarem o formato das letras, pedindo que ela desenhe no próprio brinquedo.

A ideia não é usar canetas para desenhar, mas sim, milho, feijão ou bolinhas de crepom para criar a imagem no pop it. 

Primeiro mostre a letra que a criança precisa desenhar (crie um molde de pop it em folha A4, se preferir), peça que ela use as sementes para criar o formato da letrinha correspondente.

Nessa atividade pode ser desenhado números  no pop it também!

Desafio do soletrando usando o Pop It

O desafio de soletrar usando o brinquedo sensorial pop it, é uma forma lúdica de ensinar a criança a soletrar todas as letras de uma palavra.

Você pode criar fichinhas com nomes de objetos, animais, alimentos ou qualquer outra palavra e pedir que a criança soletre apertando cada letra no pop it.

A ideia é instigar a memorização das letras de uma palavra, usando o brinquedo sensorial como recurso, uma forma divertida de aprender.

Ensine a separação das sílabas

Além de ensinar as continhas básicas matemáticas, escrever as letras do alfabeto e o próprio nome no brinquedo sensorial, existem outros tipos de atividade pedagógica utilizando o pop it, uma delas é praticar a separação das sílabas.

Nessa brincadeira você pode usar palavras, imagens ou apontar objetos no ambiente, pedindo para que a criança separe as sílabas apertando as bolinhas desenhadas com letrinhas no brinquedo.

Trabalhando os fonemas com pop it

Outra dica é desenhar as sílabas nas bolinhas do pop it, sendo esta uma atividade pedagógica lúdica para trabalhar os fonemas. 

Para brincar, peça que a criança aperte as bolinhas correspondentes às sílabas da palavra, por exemplo, montando a palavra: “Macaco”. 

Incentive a criança para que ao apertar todas as sílabas, ela soletre com pausas, a palavra do ditado.

Jogo pedagógico repita um padrão

O jogo do repita um padrão é inspirado no brinquedo antigo “Genius” da marca Estrela, onde o jogador precisava repetir os comandos apresentados.

Com dois pop its ou um modelo grandão do brinquedo, os jogadores precisam seguir um padrão de sequência das bolinhas.

O objeto é trabalhar a memorização, onde um dos jogadores começa apresentando uma sequência e o adversário precisará copiar e, assim em vice-versa até um deles não lembrar mais o padrão.

Viu só quanta atividade divertida e educativa para ensinar usando o pop it? Não deixe de acompanhar tudo sobre os Fidget Toys aqui no Blog e no Canal da Brenda TV no Youtube.

Gostou da lista de atividades pedagógicas que podem ser feitas com o pop it? Então não se esqueça de deixar seu comentário. 

O que você achou do post?

Posts relacionados

Um cantinho da leitura em casa é um espaço mágico, que ajuda a incentivar...

No post de hoje você vai conhecer uma lista de atividades pedagógicas que podem...

Saiba aqui neste artigo para que servem os Fidget Toys, os brinquedos sensoriais que...

No artigo de hoje você vai se inspirar no aniversário tema panda rosa simples,...