Blog do Canal da Brenda TV - Atividades infantis, brincadeiras, fidget toys, slimes e muito mais!

Acesse meu canal no YouTube
19 ideias de atividades manuais para crianças

19 ideias de atividades manuais para crianças

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Escrito por
Fernanda C. Pereira
Data de publicação

Existem muitas atividades manuais para crianças, entre elas, estão algumas opções de artesanato que você pode fazer em casa, como por exemplo, usar materiais reciclados para confeccionar brinquedos, objetos e jogos interativos para os pequenos. Confira essa e mais ideias de atividades manuais para fazer com as crianças.

1- Atividades manuais com gesso

Essa atividade manual para crianças pode ser realizada em casa e também na escola, sendo um artesanato simples para fazer com os pequenos.

Para fazer o gesso em casa, preparamos uma receita bem prática para você aprender, confira abaixo:

Materiais para a atividade com gesso

  • Gesso em pó;
  • Pote de plástico;
  • Colher ou espátula;
  • Água;
  • Forminhas de gesso.

Modo de preparo

  • Coloque um pouco de água no pote de plástico;
  • Derrame peneirando o gesso com as mãos no pote com água;
  • Com uma colher misture o pó de gesso, até formar uma pasta homogênea;
  • Coloque o gesso nas forminhas e espere alguns minutos;
  • Pronto, agora é só decorar as esculturas de gesso conforme preferir.

Você pode encontrar forminhas de gesso em diversos tamanhos, com personagens de desenho animado, animais e diversas outras formas para criar esculturas.

Outra ideia é usar bexigas (balão), luvas de látex e até potes de embalagens vazias para criar esculturas de gesso com as crianças. Depois é só colorir e usar como quiser.

2- Arte com cartolina

A cartolina é um ótimo material para os trabalhos manuais com as crianças, inclusive, você pode instigar a criatividade dos pequenos para construir diversos tipos de atividades.

Como se trata de um material fácil de encontrar, a nossa dica é comprar a cartolina em várias cores, utilizar canetas coloridas, tesoura e cola para realizar colagens.

Algumas ideias para fazer atividades com cartolina são:

  • Uma cortina de corações, borboleta ou estrelas: Aqui vocês podem utilizar barbante para pendurar os itens da cortina;
  • Guirlanda de cartolina: Essa ideia pode ser usada como decoração de natal, páscoa e também para porta do quarto da criança, basta escolher os moldes perfeitos que combinam com a sua arte;
  • Construir a árvore genealógica da família: Indicada para crianças em idade escolar, desenhe uma árvore na cartolina e escreva cada membro da família;
  • Amarelinha com cartolina: Essa ideia é ótima para tornar a brincadeira “portátil”, vocês só precisam desenhar a amarelinha do tamanho ideal para a criança brincar e levar para onde quiser.

A amarelinha é uma das brincadeiras antigas que existem. Caso possa interessar, confira o artigo com as 33 brincadeiras de antigamente para se divertir com as crianças.

3- Reutilizando materiais reciclados

Os materiais reciclados são ótimas opções para fazer atividades manuais com as crianças,  além do mais, desenvolvem a capacidade criativa, motora e a atenção dos pequenos.

Pensando nisso, criamos uma lista de sugestões para reutilizar materiais reciclados nos trabalhos manuais com as crianças.

Porta-retrato com material reciclado

Nesse tipo de atividade vocês não precisam de muitos materiais, apenas, usar a criatividade para fazer um porta-retrato bonito e que combine com o seu estilo. 

Alguns materiais reciclados e aviamentos como botões, miçangas, pérolas e folhas de revistas podem ajudar a construir um lindo porta-retrato para a família.

Uma ideia é fazer um porta-retrato reciclado, usando pedaços de papéis, cola branca, fita dupla face e um pedaço de papelão.

Sino com chaves

Outra ideia bacana com materiais reciclados, é reutilizar chaves velhas para construir um sino de vento.

Tudo que você precisa fazer é reutilizar algumas chaves velhas, um galho de árvore, tintas e barbante. 

Depois, pinte as chaves conforme preferir, amarre no galho com o barbante e pronto, agora é só pendurar o sino com chaves aonde quiser.

Aquário de caixa de cereal

Sabe aquelas caixas de cereal vazias? então, elas podem se transformar em um lindo aquário artificial.

A primeira coisa é cortar a frente da caixa, utilizar papéis coloridos para fazer a água do mar, as algas e os peixinhos.

Cole também algumas conchinhas, pedrinhas e outros aviamentos para criar um aquário de caixa de cereal divertido e bem colorido.

Outras opções reutilizando materiais reciclados

Além das ideias que trouxemos acima, você também pode criar uma infinidade de coisas utilizando materiais reciclados para trabalhos manuais, confira as opções abaixo.  

  • Quebra cabeça com folhas de revistas e papelão;
  • Máscaras de prato de papelão;
  • Porta trecos com rolinhos de papel higiênico;
  • Fantoches com meias;
  • Prendedores de roupas transformados em porta-recadinhos ou porta-fotos;
  • Instrumentos musicais com materiais reciclados;
  • Algumas ideias como jogo da memória com tampinhas de pet; 
  • Boliche com garrafa pet;
  • Jogo da velha com tampinhas e palito de picolé.
  • Brinquedos com caixa de leite, ovos e de remédios;
  • Cataventos de garrafa pet;
  • Animais de garrafa Pet e EVA;
  • Tapete sensorial com tampinhas, canudinhos e pequenos tecidos.

Se você se interessa por brincadeiras e brinquedos sensoriais, clique no link e veja os benefícios dessas atividades para as crianças. 

4- Alimentador de pássaros com peças de Lego

Sabe aquelas peças de Lego que as crianças amam montar? Então, elas podem virar um colorido alimentador de pássaros para o seu jardim.

Vocês só precisam montar uma casinha de Lego do tamanho e cor de sua preferência, depois colocar em um local ao ar livre, fixar em um lugar mais alto, acrescentar alpiste ou outra comida para pássaro e já está pronto o alimentador de pássaros com peças de Lego. 

O nosso alimentador de pássaro fixamos em cima do muro com fita dupla face, ficou lindo e os pássaros amaram ter um cantinho especial feito por nós, na nossa casa.

alimentador de pássaros com lego
alimentador de pássaros com lego
alimentador de pássaros com lego
alimentador de pássaros com lego

5- Faça sua própria massinha de modelar

As massinhas de modelar são brinquedos que as crianças adoram, que tal fazer sua própria massinha de modelar?

Aqui no blog temos algumas receitas de como fazer massinha de modelar, uma delas é uma forma segura e divertida de deixar as crianças menores brincarem.

atividades manuais para crianças - massinha de modelar caseira
atividades manuais para crianças – massinha de modelar caseira

6- Areia cinética caseira

Além da massinha de modelar, a areia cinética caseira ou areia da lua é uma divertida atividade manual para fazer com as crianças.

Veja o passo a passo que ensinamos aqui no blog de como fazer areia cinética caseira, sendo essa uma atividade para fazer com as crianças, criando um brinquedo sensorial e passando mais tempo em família.

7- Argila caseira

A argila caseira proporciona um momento de criatividade tanto na hora de fazer a receita, quanto no momento da brincadeira.

Ao preparar a argila caseira a criança estará desenvolvendo sua motricidade, força muscular, criatividade na preparação da mistura e na escolha das cores.

Já na brincadeira com a argila, pode-se criar o que desejar, estimulando a imaginação durante as brincadeiras. 

Para saber mais, confira aqui uma receita de argila caseira para você fazer em casa com seu filho. 

receita de argila caseira
receita de argila caseira

8- Slime caseira

Outra atividade manual para fazer com as crianças são as receitas de Slime caseira, uma forma divertida de preparar esse brinquedo que atravessa gerações.

slime caseiro

Aqui mesmo no blog, já ensinamos diversas receitas para slime caseira, entre elas estão a 

receita clear slime, slime galáxia, ICEE slime e entre outras opções de receitas caseiras de slime.

slime caseiro
atividades manuais para crianças – slime caseiro

9- Pintura usando lã

Mas uma atividade manual criativa é a pintura usando lã, que pode ser feita com diversas cores, cordões de lã cortados em vários tamanhos e colados de formas diferentes no papel.

A ideia é criar desenhos abstratos, preencher desenhos com lã e com uma textura diferenciada, sendo uma ótima atividade para realizar em família.

10- Desenho de macarrão

Que tal transformar comida em arte? É assim que o desenho de macarrão pode ser utilizado.

Para fazer o desenho de macarrão não tem muito segredo, você só precisa colar um macarrão em uma folha e deixar as crianças se inspirarem para desenhar. 

Outra ideia é fazer a técnica do desenho preenchido. Veja também algumas ideias de desenhos para colorir e use a criatividade para preenchê-los.

11- Avental colorido

A atividade manual do avental colorido é indicada para crianças de todas as idades, inclusive, é uma ótima ideia para envolver a família toda.

Para essa atividade utilize um avental de cozinha, algumas tintas de tecido, aviamentos como botões, pérolas e também pode apostar em patchwork, usando pedaços de retalho.

Vocês podem confeccionar o avental colorido com desenhos de sua preferência, usar as mãos de todos os membros da família para “carimbar” o acessório e colar aviamentos para deixá-lo mais criativo.

12- Acessórios artesanais 

Além das atividades manuais com pintura, colagem e desenho, uma ideia é apostar na confecção de acessórios artesanais, como por exemplo, as pulseiras de miçangas, colares e tornozeleiras.

Vocês podem comprar um conjunto de joias com miçangas, fazer laços de cetim e também decorar outros acessórios com lantejoulas, pedrinhas de strass e tingimentos com tinta de tecido.  

13- Desenhos com as mãos

Desenhar com as mãos é considerado uma atividade sensorial para fazer com as crianças, ela potencializa a sensibilidade tátil, desenvolve a coordenação motora e ativa a criatividade.

A partir do primeiro ano de vida, as crianças pequenas já começam a desenhar com as mãos, e quando são maiores, a pintura com os dedos se torna uma expressão artística.

Vocês podem utilizar tintas, desenhar as mãos nas folhas, usar as digitais para criar pinturas e muitas outras ideias para desenhos com as mãos.

Para tornar essa atividade manual segura, aprenda a receita de tinta caseira para desenhar com as mãos e divirta-se.

Desenhos com as mãos
Desenhos com as mãos

14- Arte na caneca

A arte na caneca é bem fácil de fazer, mas será preciso a supervisão de um adulto na hora de realizar a atividade.

Para essa atividade para crianças, você só precisa de uma caneca branca, algumas canetas permanentes ou tinta para cerâmica.

As crianças podem escrever seus nomes ou frases e fazer desenhos, deixando a caneca mais divertida e original.

15- Porta-copos divertidos

Assim como as canecas decoradas artesanalmente, fazer porta-copos pode ser bem divertido, principalmente se você usar materiais fáceis de manusear.

Uma dica é fazer um porta-copos utilizando palitos de picolé, que podem ser colados e pintados conforme sua preferência.

Se preferir, utilize um CD velho, folhas de revistas ou papel de presente para uma atividade de colagem com os pequenos.

16- Tie Dye para crianças

A moda do tie dye está super em alta, principalmente as roupas com estampas exclusivas e bem coloridas.

Essa sugestão para fazer artesanato com as crianças é usar a criatividade para criar peças tie dye, confeccionando estampas nas camisas, casacos, capa de almofada e até no tênis.

As tintas para tecidos e a água sanitária (cloro) são os principais materiais usados nessa técnica, e você pode criar lindas estampas coloridas, algumas estampas, podem ser inspiradas na galáxia, basta borrifar um pouco de água sanitária na camisa escura.

Os acessórios como as bolsas de praia e sacolas de mercado reutilizáveis, também podem ganhar uma nova versão, vocês podem utilizar a técnica do tie dye e também inventar carimbos de batata para uma estampa especial.

17- Scrapbook para fazer com crianças

A técnica de scrapbook nada mais é do que contar uma história usando técnicas como de recortes e colagem, por isso, se torna uma atividade lúdica e criativa para realizar com as crianças.

Vocês podem usar fotos da família, revistas, livros velhos, adesivos e figurinhas para decorar o scrapbook para crianças.

A ideia é fazer uma colagem, misturando figurinhas, imagens da revista e adesivos para combinar com as fotos. 

Para a capa do scrapbook, podem ser usados tecidos, cartolinas, papel cartão e aviamentos para decorar da maneira que quiser.

18- Origamis 

Os origamis também são ótimas atividades para fazer com as crianças, basta aprender a técnica e começar a produzir a arte de forma lúdica.

Vocês podem aprender a fazer dobraduras de corações, tsuru (pássaro), cachorrinho e entre outros tipos de origamis.

Depois de prontos, os origamis podem ser transformados em decoração para quarto como por exemplo, cortinas de tsuru, quadro decorativo de origami e enfeites para estantes.

19- Germinação do feijão no algodão

A germinação do feijão no algodão é uma excelente atividade manual para ensinar as crianças, que pode proporcionar uma experiência de muitos aprendizados para os pequenos, como por exemplo, a noção de tempo e o cuidado com a natureza.

germinação do feijão no algodão

Para realizar essa atividade você vai precisar separar copinhos descartáveis ou de plástico, algumas sementes de feijão, chumaço de algodão e água para molhar.

Depois é só manter os cuidados necessários para fazer a germinação do feijão no algodão, acompanhando o seu desenvolvimento.

atividades manuais para crianças – feijão germinado no feijão

Essas foram as ideias de atividades manuais para crianças. Comenta aqui nos comentários, qual delas você vai fazer primeiro.

O que você achou do post?

Posts relacionados

Neste post você irá conhecer diferentes tipos de POP IT disponíveis no mercado, além...

Você sabe o que é ASMR? Um tipo de conteúdo que vem ganhando cada...

Estamos no mês de novembro e podemos notar a magia natalina em todos os...

Considerada a “plataforma da imaginação”, Roblox é um site que permite que os jogadores...